7 DICAS EM MKT DE RELACIONAMENTO QUE GERAM NEGÓCIOS

12 janeiro 2018 0 comentrios Eliziane

Melhore drasticamente os pontos positivos: lembrar e recordar o que você e sua empresa têm de bom. Isso pode parecer óbvio, mas, precisa ser repetido, pois os clientes esquecem. Identifique os diferenciadores positivos da sua empresa, das suas ofertas. Surpreenda seu cliente comunicando com emoção.

Segundo GS1 BrasilA Linguagem Global dos Negócios, 

Uma boa estratégia de marketing vai muito além dos tradicionais filmes publicitários e dos anúncios que costumamos ver diariamente. Nesse sentido, as empresas precisam ficar atentas na forma como elas trabalham o seu marketing de relacionamento com os clientes.

Apesar de ser praticamente invisível aos olhos, essas estratégias são fundamentais para aproximar a sua marca dos consumidores. Dessa forma, será possível criar um vínculo mais forte e de longo prazo com os clientes, fazendo com que eles dificilmente se esqueçam da sua empresa.

Entretanto, muitas companhias ainda não conhecem a importância do marketing de relacionamento para os seus negócios, e acabam deixando-o de lado, perdendo uma excelente oportunidade de conhecê-lo melhor e de fidelizar o público.

Para te ajudar a contornar essa situação, elaboramos este post com 7 passos que, certamente, fortalecerão o seu relacionamento com os consumidores. Confira e aplique-os em seu negócio!

1. Tenha uma lista de contatos sempre atualizada

O primeiro passo para manter um bom relacionamento com qualquer pessoa é conhecê-la muito bem. Portanto, para criar um vínculo mais humano com os seus clientes, também será necessário saber algumas informações essenciais sobre eles.

Assim, a primeira dica para ter um marketing de relacionamento eficiente é manter a sua lista de contatos sempre atualizada, com a maior quantidade de dados possível.

Dessa forma, você pode segmentar os diferentes públicos, separando-os conforme as suas principais características e hábitos. Exemplos: homens, mulheres, clientes frequentes, clientes que compraram apenas uma vez etc.

Com as listas atualizadas, é possível utilizar as abordagens mais corretas e eficazes de acordo com cada público, fazendo com eles se sintam especiais e potencializando as chances deles voltarem a comprar com você.

2. Invista em programas de fidelização para marketing de relacionamento

Outro passo importante para construir um relacionamento sólido com os seus clientes é criar programas de fidelização, oferecendo vantagens e benefícios a cada compra ou negócio que alguém efetuar com a sua empresa.

Esses programas devem ser elaborados cuidadosamente e as regras devem ficar bem claras para os clientes. Eles podem ser desde brindes a cada x reais em compras, descontos progressivos e por aí vai.

O importante é elaborar uma dinâmica que seja sustentável para a empresa e que consiga fazer com que o público tenha sempre interesse em fazer negócio com você.

3. Tenha canais de comunicação acessíveis

Saber ouvir os seus clientes pode ser uma ótima oportunidade para melhorar processos, corrigir falhas e até mesmo mudar a forma como os negócios são conduzidos. Em outras palavras, o público pode ser o termômetro ideal para medir a sua eficácia.

Para isso, é necessário ter canais de comunicação acessíveis e práticos, que possibilitem ao público expressar as suas opiniões, fazer as suas críticas e os seus comentários. Quando as pessoas são ouvidas, elas se sentem mais acolhidas e próximas de quem permitiu o contato.

Então, o próximo passo para a construção de um bom relacionamento é justamente desenvolver uma comunicação multilateral, em que a empresa fala e também ouve o que os seus clientes têm a dizer.

4. Atenda às regras do mercado para expedição de produtos

Outro fator que contribui para conquistar a confiança e a preferência do público é a organização da empresa. Por isso, cada passo deve ser transparente e seguir todos os padrões exigidos pelo mercado.

 

Além disso, você terá muito mais facilidade para se relacionar com os distribuidores e ter os seus produtos expostos em diversos pontos de vendas.

5. Dedique-se ao pós-venda

Muitos empresários cometem um equívoco ao achar que o processo de conquista dos clientes se encerra quando eles efetuam uma venda. Mas é justamente no pós-venda que você pode construir um relacionamento duradouro com os consumidores.

Para isso, uma dica é investir em pesquisas de satisfação. Dessa maneira, será possível entender o que deu certo e o que precisa ser melhorado. Além disso, você pode continuar em contato com os seus clientes, enviando e-mail marketing com novas ofertas, descontos exclusivos e demais informações.

Portanto, considere o pós-venda uma parte fundamental do seu planejamento estratégico.   

6. Não seja insistente

O próximo passo é um importante ponto de atenção, e as empresas devem ter bastante cuidado. Ser muito insistente e invasivo pode desagradar aos clientes e comprometer todo o relacionamento que está em processo de construção.

Então, fique atento e pondere a quantidade de e-mails, SMS e postagens que você faz. Dê tempo para os clientes absorverem as mensagens e interagirem à vontade. Se o seu conteúdo for de qualidade, não será necessário disparar um alto e insistente volume de informações.

Seguindo essa dica, você subirá mais um degrau para se aproximar com sucesso dos seus consumidores.

7. Disponibilize uma equipe exclusiva para os melhores clientes

Por fim, você precisa ter consciência de que os clientes frequentes são aqueles que mantém o negócio funcionando a todo vapor, gerando uma considerável parte da receita da empresa. Por essa razão, eles merecem um atendimento diferenciado.

Para te ajudar nessa tarefa, você pode contratar funcionários para trabalharem exclusivamente com essas pessoas. Eles devem ser treinados, ter conhecimento sobre os hábitos e preferências desses clientes, além de estarem disponíveis na maior parte do tempo.

Dessa forma, as pessoas terão uma sensação de exclusividade, contribuindo para que elas se mantenham fiéis à sua marca.

E então, viu como é possível construir uma estratégia de marketing de relacionamento eficiente? Agora, você precisa colocar todas essas dicas em prática, sempre levando em consideração o perfil de cada pessoa. Com planejamento e criatividade, você pode fortalecer o elo entre a sua marca e os clientes, potencializando ainda mais seu negócio.